Blog

Jigsaw teamwork concept macro shot

Análise Swot, como essa ferramenta simples pode salvar sua empresa

Quem estuda comunicação sabe que a Análise Swot é uma das primeiras coisas que aprendemos, é ali que iniciamos o planejamento e começamos a flertar com a estratégia. Parece bem simples, e realmente é! Mas não se engane, essa ferramenta consegue ser bem profunda e pode te ajudar em decisões estratégicas muito importantes.

A analise consiste em 5 quadrados, 2 positivos e 2 negativos…. 2 internos e 2 externos. Ao mesmo tempo consegue analisar a sua empresa e o mercado onde ela está inserida.

Os pontos utilizados são esses

Pontos Fortes: Analisa o que sua empresa tem de bom, o que ela tem de diferente que as concorrentes não tem;

Pontos Fracos: Onde a sua empresa falha, o que ela perde;

Ameaças: Pontos do mercado que podem atrapalhar sua empresa, que você não pode controlar;

Oportunidades: Fatores externos que podem alavancar o seu negócio;

Com essa análise, você consegue observar sua empresa de cima, escolher pontos que precisa melhorar e também pontos do seu negócio que precisa utilizar a seu favor. Também consegue observar o mercado e o que pode vir de bom pra você surfar essa onda, e o que vem de ruim para você se preparar.

É uma análise completa e é bacana perder um tempo para fazer ela. Uma dica legal é pedir para uma pessoa externa fazer essa análise, pois a pessoa vem sem predefinições e consegue fazer algo mais isento, o famoso “olhar de cima”.

Se a sua empresa não tem uma Análise Swot definida, é bom buscar isso o quanto antes. No Escritório de Criatividades, temos um ebook com ferramentas práticas para você aplicar na sua empresa. Você pode baixar clicando aqui.


Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Categorias