Blog

engajamento

Seguidores x Alcance: o que vale mesmo a pena?

Antes de mais nada, essa é uma discussão com base no que de fato vai trazer resultados pra sua comunicação digital, tudo bem? Então, precisamos deixar de lado aquilo que queremos por conta da nossa vaidade (eu sei, às vezes ela pega forte), e focar de fato naquilo que é importante.

Por isso, no confronto entre “seguidores” e “alcance”, a gente sempre deve apostar nossas fichas em alcance! Por que? Porque é isso que de fato vai fazer a diferença pro seu perfil.

Sabe quando você entra no Instagram de alguém e do nada bateu mais de 10 mil seguidores, mas as postagens seguem com 50 curtidas e sem nenhum comentário? Pois é, isso não resolve muita coisa. 

É claro que, quanto mais pessoas te seguirem (seguidores reais, não comprados!!!), maior o número de pessoas que podem (repito, podem) ser atingidas pelas suas publicações. Mas, essa conta nem sempre é proporcional. Talvez, você tenha hoje mais alcance proporcional do que a conta do seu amiguinho que bateu 10 mil seguidores de forma “mágica”. 

E aí eu te pergunto: se vocês dois fossem vender uma garrafinha de água, qual teria mais pessoas vendo e interagindo com essa venda? E é isso que importa! Você precisa buscar por um público que de fato esteja interessado no que você publica, no conteúdo que você gera e naquilo que você vende! Isso é o que nós chamamos de alcance.

Então, bora aprender uma continha bem legal e que vai ajudar você a entender como está seu alcance: 

Número de curtidas + comentários / Número de seguidores

Vamos a um exemplo. se a sua postagem teve 150 curtidas e 10 comentários, e você tem 1500 seguidores, temos: 

160 / 1500 = 0,106 

Hoje, a média de entrega orgânica no Instagram varia entre 4 e 10%, então, nesse exemplo, sua taxa de alcance já estaria maior do que o máximo da média do Instagram. Faça essa conta e foque em melhorar esse resultado.

Então, se o número de seguidores aumentar você obrigatoriamente precisa aumentar o engajamento para garantir que o seu índice de alcance continue o mesmo. 

Por isso, nem sempre aumentar o número de seguidores (a qualquer custo) é a melhor solução. Cresça sim, mas cresça por ter um público envolvido com seus conteúdos. 

Vamos lá?

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email